Meio ambiente

Colmeias de criação de abelhas ficaram azuis

"

Um fato inusitado chamou atenção do Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria e da professora Elisabete Dockhorn, que dá aulas de apicultura no Colégio Politécnico de Santa Maria: as colmeias de uma criação de abelhas estavam completamente azuis.

O apicultor, que não quis ser identificado, conta que, há cerca de dois anos, o material começou a ficar azulado. Com o tempo, as colmeias ficaram bastante azuis. Depois de ver a notícia de que perto de sua criação havia um local de descarte irregular de resíduos de piscinas, o apicultor desconfiou e chamou Elisabete. A professora ficou espantada com o fato após ir até o local na manhã desta quinta-feira:
_ É impressionante, realmente inusitado. Na minha vida profissional, vi várias coisas, mas uma coisa dessas ainda não tinha visto _ explica Elisabeth.



O material foi levado até o Batalhão Ambiental, que registrou ocorrência e deve encaminhar as amostras para a Polícia Civil. Além disso, um relatório será entregue ao Ministério Público, que deve investigar o fato na esfera cível.

_ O material vai para a Polícia Civil, que vai investigar se há relação com o material daquele descarte e que deve investigar se há crime de poluição também _ explica o major Luiz Antônio Floresta, comandante do Batalhão Ambiental.

A explicação para o que aconteceu é que, como o material tem um cheio forte e adocicado, teria atraído as abelhas, que têm olfato até 500 vezes mais aguçado que do ser humano. Em árvores, também havia material azul, o que mostra que não só os insetos da criação, mas que as abelhas do mato também procurariam pelo material. Ao invés de buscar resina, que chamamos de própolis, as abelhas poderiam ter ido até onde estavam as fibras.

_ Aparentemente, as abelhas estavam trabalhando normalmente. Seria necessário um estudo maior para ver se houve algum tipo de dano. Mas a cera está contaminada e nenhum material poderia ser aproveitado _ complementa Elisabete.

Para continuar com a criação, seria necessário mudar toda a infraestrutura do local, o que causaria um prejuízo de pelo menos R$3,5 mil ao apicultor, além de danos ao meio ambiente.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Enterrada vítima de acidente em Caçapava do Sul

Próximo

Acidente envolvendo carro e máquina da prefeitura deixa dois feridos

Geral